REPARO E MANUTENÇÃO DE PLACA DE VÍDEO
- Reballing de chip gráfico/BGA;
- Reballing de chip de mémoria;
- Troca de componentes;
- Reparo HDMI, VGA;
- Manutenção preventiva (Troca de thermopad, Aplicação de pasta térmica, lubrificação do coller, Remoção de poeira).
Fazemos o Reballing BGA!
Para entender o que é o processo de reballing, é importante antes que você compreenda o conceito de Ball Grid Array (BGA). Essa é a interface pela qual um chip – nesse caso, um processador gráfico, ou GPU – vai soldado numa placa. Como é possível ver na imagem, o BGA é composto por uma série de pontos de solda. Cada um desses pontos de contato corresponde uma bolinha (daí o termo “ball”) feita de metal. No processo de solda, que fixa o chip na posição correta durante a fabricação do componente – ou numa intervenção de manutenção do tipo reballing – há a aplicação de calor, que derrete a bolinha, conectando os terminais do chip aos contatos na placa.
Fazer reballing consiste em refazer esse processo, seja substituindo todo o material de solda antigo e aplicando novas “bolinhas”, conservando o chip, ou até mesmo trocando-o por um novo.
Quando e por que fazer reballing?
Como vimos, o reballing tem a ver com refazer a instalação e solda de um chip em uma placa qualquer. O processo é interessante para tentar reparar placas e componentes com problema. Ao longo do uso, a GPU esquenta e resfria, criando expansão e contração no material ao longo do tempo. É possível que as soldas que conectam o chip à placa apresentem desgastes, trincas e rompimentos por conta dessas oscilações. Em casos graves, um problema do tipo seria suficiente para deixar a placa de vídeo inutilizável.
O reballing acabou ficando mais conhecido por ser usado no conserto de consoles de videogame com problemas no processador. No entanto, a técnica também pode ser usada para trocar peças de notebooks, como processadores e GPUs.
A técnica é uma tentativa de corrigir o problema, aplicando soldas novas para fazer com que a placa volte a funcionar corretamente. Outra possibilidade com o reballing é trocar uma GPU por outra em caso de problemas.
Custos
A ideia do reballing é refazer o processo de solda de um chip com defeito, ou até mesmo substituí-lo por um outro. É uma técnica de reparo em eletrônica que exige muita precisão, habilidade, conhecimento técnico e instrumentos específicos para a realização do reparo. É por isso que um orçamento de reballing tem custo elevado, dependendo da complexidade e do tipo de reparo a ser realizado. Além disso, não são todas as oficinas de eletrônicas que estão capacitadas para fazer o procedimento
A ServTech Clube da GPU com mais de 13 anos de experiência. Temos laboratório com equipamentos apropriados para o procedimento, mão de obra qualificada com habilidade manual para realização do Reballing.
Etapas do Serviço de Reballing em Placas VGA:
- Procedemos com o diagnóstico, sempre que possível, para confirmar se o problema está no chipset BGA.
- A placa é desmontada e colocada na desumidificadora QHD100 por 48 horas para evitar problemas de envergaduras ou bolhas durante o processo de aquecimento.
- O chipset BGA é dessoldado usando a Estação de Solda BGA Honton R690.
- Os pontos de contato do chipset BGA e da placa de onde ele foi removido passam por uma cuidadosa limpeza, com produtos químicos e malha de cobre para remover todo o resíduo da liga de solda anterior para que não comprometam a nova solda.
- São aplicadas novas micro esferas de solda no chip. Chegam a ser mais de mil pontos de contato! Esse processo é crítico, exige muita habilidade e ferramentas especiais além da aplicação de um calor de mais de 200ºC.
- O chipset BGA é ressoldado de volta na placa, sendo perfeitamente alinhado e cumprindo a curva de aquecimento recomendada pelos fabricantes. Coisa que só é possível fazer usando uma Estação de Solda BGA profissional e apropriada para essa finalidade.
Estação de Solda e Retrabalho em BGA